quarta-feira, 13 de junho de 2012

História do Pampa Gaúcho

História do Pampa Gaúcho

Breve história do surgimento das divisas gaúchas e do Pampa

A região do Pampa tem sua origem, no que diz respeito às suas fronteiras geográficas entre Brasil e Uruguai, nos conflitos do território gaúcho entre portugueses e espanhóis, ocorridos no século XVIII.
O atual território gaúcho tinha suas terras pertencentes à Espanha, de acordo com o Tratado de Tordesilhas (assinado entre Portugal e Espanha em 1494).
Os portugueses, que foram atraídos pela grande quantidade de rebanhos de gado formados na região, demonstraram seu interesse pelas terras gaúchas, dando origem aos conflitos entre Portugal e Espanha.
Com o objetivo de enfrentar os espanhóis e dominar a região, os portgueses construíram um forte militar em Colonia del Sacramento, no atual Uruguay, a cerca de 50 km de Buenos Aires, que possuía domínio espanhol.
A Fortaleza do Sacramento, conforme foi batizada, e que deu origem à Colonia Del Sacramento, teve sua fundação em 1680 por D. Manuel Lobo, servindo como ponto militar, comercial e de consolidação da presença portuguesa no local.
Ocorreram diversos ataques à povoação, por parte dos espanhóis, que sentiram-se ameaçados, o que fez com que os portugueses reforçassem a defesa da região. A distância da Colonia Del Sacramento em relação a outros povoados era grande, o que dificultava a vinda de reforços militares.
A fundação de Laguna, em Santa Catarina, por parte do paulista Domingos de Brito Peixoto, foi fundamental para resolução do problema e facilitar a comunicação militar com a região.
Os portugueses fundaram, então, uma fortaleza-presídio para a garantia da posse das terras entre Laguna e Colonia Del Sacramento: era a fundação de Rio Grande, em 1737. O fundador desse forte, que ganhou o nome de Jesus-Maria-José e foi instalado junto ao canal do Rio Grande, foi o Brigadeiro José da Silva Pais.
O constante contrabando e a disputa das terras entre Portugal e Espanha deu origem, em 1750, ao Tratado de Madrid: nele, Portugal ficava com os Sete Povos da Missões e a Colonia Del Sacramento era entregue à Espanha.
Mesmo com as tentativas de paz na região, a Guerra Guaranítica confrontou os índios missioneiros com a tropas portuguesas e espanholas; a causa desse fato foi que o Tratado de Madri ordenava, além da posse das Missões pelos portugueses, a retirada dos indígenas missioneiros do local.
A Guerra Guaranítica teve um líder indígena de destaque: Sepé Tiaraju. Os missioneiros acabaram derrotados no combate de Coiboaté. Naquela época, a criação de gado estava bastante desenvolvida na região do Pampa. A criação de gado foi iniciada pelos índios charruas, que habitavam a região de fronteira com o Uruguay.
O Tratado de Santo Ildefonso (1777) tentou amenizar a situação de animosidade entre Portugal e Espanha. Segundo esse acordo, os Sete Povos das Missões passariam a ter posse espanhola.
A disputa das Missões entre Espanhóis e Portugueses continuou, pelo fato de a região estar bastante desenvolvida e economicamente atraente no período das charqueadas.
Definitivamente, em 1801, através do Tratado de Badajós, os portugueses conquistaram os Sete Povos das Missões, derrubando o domínio espanhol em nossas terras.
Em 1807, o RS foi elevado à Capitania-Geral. Era o início do Estado.
A Revolução Farroupilha (entre 1835 e 1845) fez com que a Região do Pampa exercesse importante papel no conflito. Piratini e Caçapava do Sul foram as primeiras Capitais Farroupilhas.
Após o conflito, na segunda metade do século XIX, a pecuária e as charqueadas ocasionaram o melhor momento econômico da região. Muitos municípios se desenolveram.
Porém, a partir da segunda metade do século XX, as crises econômicas provocaram sérios problemas na economia da região, o que ocasionou desemprego, dificuldades socioeconômicas e migrações para outras áreas do Estado.
Uma nova esperança para o Pampa, porém, nasce junto com o novo século XXI: projetos de desenvolvimento econômico e sustentável para o Bioma e os Municípios já estão começando a tomar forma, fazendo com que nossa região comece a retomar o crescimento da economia e manter a sua importância histórica, cultural e estratégica. Justamente pelo fato de que nossa marca registrada tão conhecida no País, a figura do gaúcho, seus costumes, cultura e culinária, é originada do nosso forte e imponente Pampa Gaúcho.


[Anelise Bourscheidt de Andrade (Capitã)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário