quarta-feira, 20 de junho de 2012

Química


Trabalho de Química

Região Carbonífera do Pampa Gaucho



 Os depósitos de carvão mineral do Brasil distribuem-se em 8 grandes jazidas das quais 7 são no Rio Grande do Sul,especificamente na região dos Pampas em Candiota (a maior),ou seja cerca de 80% dos recursos localizam-se no Rio Grande do Sul.

 Desde agosto de 2011 a Região Carbonifera conta com o apoio do município de Candiota e do estado de Santa Catarina para que o governo estabeleça definitivamente uma política de inclusão do carvão na matriz,caso isso não ocorra haverá o possível fechamento das usinas na região.

 Cerca de 300 pessoas participam de manifestações em prol da extração do  carvão mineral,sendo essas pessoas vereadores,prefeitos da região e da cidade de Candiota além de deputados estaduais e federais.

Carvão mineral



  O carvão é um combustível fóssil não renovável,ou seja,será extinto na natureza.Seu uso é muito comum para geração de energia nas usinas termelétricas, em industrias siderúrgicas, para produção de aço,e nas industrias químicas ,para fabricar benzina,amoníaco,gás combustível,óleo,anilina,etc...

  Quanto a origem do carvão mineral,sua formação se deu por meio da soterração de florestas a milhões de anos,o tempo e as condições climáticas ajudaram na formação do carvão mineral(pouco oxigênio,pressão da terra,altas temperaturas).





Termelétrica de Candiota



  A história do complexo termelétrico de Candiota se inicia em 1950 com pesquisas sobre o aproveitamento do carvão mineral para geração de energia elétrica.Assim a primeira usina desse complexo dói a Candiota 1 inaugurada em 1961.

  Atualmente a terceira etapa da termelétrica de Candiota produz 350MW de energia elétrica,suprindo a cerca de 15% das necessidades do estado.

 Candiota é possui a maior jazida de carvão mineral do Brasil,com38%dos recursos totais conhecidos.

 Sendo lavrada pela(CRM) a céu aberto numa mina mecanizada com capacidade duas vezes 106t de carvão ROM por ano,é possível instalar 30.000MW operando por 30 anos.

Queima do Carvão Mineral



 A queima desse combustivel fóssil tem lançado grande quantidade de monóxido de carbono e enxofre na atmosfera.

 Prejudica os ecossistemas ex: chuva acida mata plantas,animais e vai corroendo monumentos históricos(estatuas).

Turma:113

Prof: Elio winck
Aluno:Rodrigo Beier marx

Nenhum comentário:

Postar um comentário