segunda-feira, 28 de maio de 2012

Campanha

Campanha


O Pampa estende-se por boa parte do Rio Grande do Sul, seguindo pela Argentina e pelo Uruguai, é o único Bioma no Mundo. Em nenhum outro lugar encontramos as espécies de plantas e de animais e tampouco as expressões socioculturais das populações associadas a essa região.

Voltando ao tempo, no resgate da história, a garra e a vontade de viver com o sonho de paz e liberdade do gaúcho fronteiriço encantam e emocionam todos aqueles que chegam à região.

As arquiteturas paisagísticas e urbanas, as antigas estâncias, as charqueadas, os haras e as formidáveis belezas naturais compõem o retrato vivo das diversas fases da história sul-rio-grandense, em meio às criações de gados, ovelhas e cavalos, possibilitando a vivência das lides campeiras, com o sabor do verdadeiro churrasco.

Todos os locais visitados no Pampa Gaúcho são testemunhas vivas da história do povo gaúcho e fizeram parte da vida de importantes heróis, como Bento Gonçalves, Antônio de Souza Netto.

No Turismo Rural, além da observação dos diferentes modos do homem do campo trabalhando a terra e o manejo com o gado nas lidas campeiras, na culinária campeira se deliciarem com os diversos pratos como o espinhaço de ovelha, o carreteiro de charque e o saboroso churrasco. Nos doces, destacam-se a Ambrósia, o Arroz de Leite e a variedade das compotas.

No Ecoturismo, as belas pradarias do bioma pampa - único no mundo- a diversidade da fauna e flora, destacam-se no Cerro do Jarau, a Serra do Caverá, bem como Restinga do Ibirapuitã, as nas Guaritas, com a possibilidade de conviver com a natureza preservada, caminhadas, rappel, escaladas, nos principais refúgios naturais, refúgios esse utilizados pelos que lutaram nas revoluções que foram travadas nessa Região da Campanha, como a Revolução Farroupilha e a Revolução Federalista, de 1893.

E no Turismo cultural, tem-se a riqueza da história sul-rio-grandense, imortalizada nos prédios históricos, nos campos entrecortados por cochilhas e pradarias, onde foi protagonizada a Proclamação da Republica Rio-Grandense e tratado de Paz do Ponche Verde durante a Revolução Farroupilha.
No folclore, a riqueza das manifestações culturais nas danças típicas e nos festivais tradicionalistas, e o artesanato em couro, lã e madeira fazem, da campanha, uma região peculiar.
 
 
Gabriel M. Rossi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário