quinta-feira, 24 de maio de 2012

Guerra farroupilha


Guerra farroupilha !


A Revolução Farroupilha foi a mais longa guerra civil da história brasileira, de 1835 até 1845, foram dez anos de batalhas entre Imperialistas e Republicanos Gaúchos. No início da guerra 1835 D. Pedro II ainda não havia atingido a maioridade, e terminou em 1845, época em que o imperador já estava no trono. Os Imperiais defendiam a manutenção do império e os Farroupilhas lutavam pela proclamação da república brasileira devido o descontentamento de estancieiros e militares da província de São Pedro do Rio Grande com o governo central. O charque, principal produto das fazendas da região, vinha sendo preterido pelo produto importado da Argentina e do Uruguai, mais barato. A elite local defendia uma sobretaxa ao charque que vinha do exterior.
Essa guerra mobilizou mais de 40 mil homens durante os 10 anos de conflitos e muitas cidades como Porto Alegre, Rio Grande, Bagé, Caçapava do Sul, São Gabriel, Alegrete e Piratini, participaram ativamente dessa revolução, que só teve fim depois que os líderes dos farrapos aceitaram os termos apresentados por Lima e Silva.Entre eles estavam a libertação dos escravos que participaram da luta e a sobretaxa de 25% sobre o charque importado.
Durante a guerra, farroupilhas e imperiais se tratavam por alcunhas irônicas. Os revoltosos eram chamados de farrapos, por não terem uniformes especiais para a batalha. Combatiam vestidos em trapos principalmente da metade para o fim da revolta. Por outro lado, aqueles que defendiam o império eram chamados de caramurus.

Fonte:http://bagealemfronteira.blogspot.com.br/2007/12/bag-e-seus-campos.html

[Anelise Bourscheidt de Andrade(Capitã)]

Nenhum comentário:

Postar um comentário