quarta-feira, 9 de maio de 2012

Curiosidades;

                                                               Pampa Gaúcho;
As grandes fazendas e o pampa. É isso que dá ao gaúcho uma personalidade de campeador. Acostumado a olhar a distância, chimarrão. As bombachas, as botas, o poncho, o lenço no pescoço e o chapéu vestem o homem do campo no seu dia-a-dia. É dele o churrasco de chão temperado apenas com sal grosso, os causos folclóricos contados ao pé do fogo, o mate amargo, o rodeio e o fandango. O verde é a cor do pampa. Cor que se mistura com açudes e um bando de quero-quero, com a boiada de pêlo brilhante ou um velho umbu, árvore típica do Rio Grande do Sul. Cenário das lutas históricas que foram travadas ao longo de muitos séculos, as cidades e seu povo sofreram influências dos países do Rio da Prata, mesclando o jeito de falar e as tradições.
Todos estes hábitos e costumes típicos dos riograndenses podem ser acompanhados de perto nos hotéis-fazendas que integram o Programa de Turismo Rural no Estado. Neles você pode participar das atividades campeiras, vai andar a cavalo e provar a gastronomia criuola. Tudo como os gaúchos do campo fazem há muito tempo. E pertinho deles, ainda vai poder fazer compras nos free shops de Santana do Livramento e Uruguaiana.

Pampas com suas hospitalidades do gaúcho, praticado em um cenário rústico, faz parte destas tradições. Esta região além de cavalos, chimarrão, etc, tem também um rico artesanato, na diversidade das tranças das correarias, do artesanato moveleiro baseado nas estâncias, com seu requinte e tradição e na lã de ovelha a oportunidade de vislumbrar o verdadeiro artesanato, com suas tecelãs e a rusticidade de seus ponchos.

Pampa originou-se no vocabulário quéchua, que significa planície, campos, vindo do termo latino.





(Samara Göttems Donatti.)

Um comentário: